CASTANHA-DO-PARÁ: conhecida no exterior como Brazil Nut, é um fruto de sabor suave e amanteigado e rico em óleo. Pode ser consumida ao natural, torrada, em farinhas, doces, sorvetes ou salgada, como aperitivo.
AMÊNDOA: é considerada como um fruto seco. Amplamente usada na gastronomia, pode ser incorporada em receitas doces (como nos famosos ‘macarrons’) ou salgadas.
UVA-PASSA: são obtidas através da secagem de uvas brancas ao sol ou por desidratação mecênica. Os talos e caroços são removidos mecanicamente. A passa branca e a passa escura são feitas da mesma uva, o que as diferencia é que a escura seca ao sol por um longo período, enquanto a branca seca com calor artificial e recebe um tratamento para não escurecer. Ambas podem ser consumidas puras como aperitivos ou em massas de pães, bolos, tortas, pudins, molhos, saladas, sorvetes.
LICHIA: originária da China e da Índia, é uma fruta de regiões mais quentes. Os frutos crescem em cachos, a polpa é gelatinosa, translúcida, suculenta e de sabor delicado. É consumida ao natural e em sucos e compotas. Perfeitamente adaptada ao clima do Brasil, especialmente do estado de São Paulo, a colheita ocorre de novembro a janeiro, abastecendo o mercado na época do Natal.
Sandra,
ResponderExcluirÉs D+++++
Adoro informações históricas e consistentes.
Tô "em casa"
Bjooooosssssssss
Passas são um manjar em gotas doces... Lichias são lindas e deliciosas! Pena que por aqui estejam sempre com "cara feia" e caras.
ResponderExcluirAnos atrás, lá em Cambuquira, em um reveillon na casa de Tia Vera e Tio Antônio, fiz um arranjo com montes de cachos delas, pendurados em uma fruteira alta e enorme. Ficou lindo! Coisa de outro mundo!
Beijão!