Existe uma estrela brilhando para cada um de nós: sejamos dignos de sua Luz!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A minha tá quase pronta!

Só falta colocar os fios dourados 'cabelo de anjo'... não coloquei ainda pois até o natal teria de recolher vários do chão.
Aproveito para colocar esta sugestão de prato: torta quase capixaba! Digo quase pois só fiz com camarões e carne de siri. Mas ficou muito bom mesmo!

Gosto muito de valorizar os ingredientes e os pratos típicos de nossa terra. Ano passado fiz esta torta no Reveillon.
Apostei num menú brasileiro. Incentivo a todos a fazerem isso: procurem receitas que sejam de alguma região de nosso país, e que você não costuma fazer, pois não é hábito.

A revista de gastronomia 'Gosto' trouxe uma reportagem sobre o frango capão. É um frango que é capado, e por isso ele come mais, portanto sua carne é mais tenra. O problema é achá-lo! A não ser que vc more no Nordeste, Norte... é por lá que se acha o tal frango.

Mas mesmo que eu o ache, é ruim dele desbancar o perú!

O perú é tradicionalíssimo em nossa ceia, com recheio alemão (o mesmo que se recheiam os marrecos lá no Sul), e é regado de 20 em 20 minutos com suco de laranja (por exemplo). Resultado: nunca, jamais ele ficou seco!!!
Vamos a Receita:
Torta (quase!) Capixaba
Faça uma moqueca com a carne de siri e com os camarões (coloque cebola, pimentões coloridos, tomate, sal, pimenta dedo de moça, coentro, azeite de urucum. Para obter o azeite de urucum, leve à uma frigideira óleo e sementes de urucum (uma colher de sopa). Quando esquentar (começa a pipocar), desligue o fogo, espere esfriar e coe, retirando as sementes.
Cuide para que não fique muito caldo na moqueca. Bata 2 ovos ligeiramente e adicione, deixando cozinhar por 5 minutos.
Leve tudo isso à uma travessa que vá ao forno e coloque por cima 3 claras em neve, misturadas no final com as gemas.
Enfeite com rodelas de cebola e azeitonas e leve ao forno até dourar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário